terça-feira, 27 de março de 2012

Porque Pedalar?

Pedalar aumenta a interação social, diminui os riscos de doenças e combate o mau humor.
As virtudes da prática regular e equilibrada de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, é abundante na literatura especializada e não precisa mais ser louvada.
Médicos, fisiologistas, treinadores – mas também sociólogos, psicólogos e professores – são unânimes em apontar os ganhos que o esporte traz para o corpo e para a mente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
O sedentarismo rima com estresse, sobrepeso, doenças cardíacas e até com mau-humor e dificuldades de concentração no trabalho.
Pedalar é uma prática esportiva com pouquíssimas restrições, desde que seja feita com bom senso, na intensidade adequada à forma física do ciclista e com evolução gradativa.
Andar de bicicleta pode ser uma forma amena de praticar exercício e é frequentemente indicada por médicos como coadjuvante em processos de recuperação de pacientes.
É uma prática lúdica, geralmente feita ao ar livre, que aumenta a interação social, aspectos que a tornam ainda mais prazerosa. Pode ser feita na cidade, no campo, na praia – por ciclistas de qualquer idade.
Com a popularização das bicicletas com câmbio, pedalar ficou ainda mais acessível a pessoas de qualquer condição física. Essas bicicletas permitem ao ciclista encarar terrenos acidentados sem exigir um grande condicionamento cardiorrespiratório e neuromuscular.
O ciclismo é um esporte muito mais natural do que pode parecer à primeira vista, pois realiza a mais perfeita simbiose entre o homem e a máquina, já que a bicicleta é uma extensão do corpo do ciclista.
Este transporta seu próprio peso corporal sem sobrecarregar músculos, articulações e a coluna vertebral.
Quase todo mundo andou de bicicleta na infância, mas mais tarde muitos acabaram encostando-a em algum canto da garagem.
Para quem já pratica regularmente um esporte, a bicicleta pode ser um agradável complemento, uma ótima maneira de variar o tipo de esforço físico.
Quem parou de pedalar há muito tempo e se tornou sedentário, retomar a prática contribui para reduzir o colesterol, a pressão arterial, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e melhorar a capacidade respiratória.
Andar de bicicleta estimula a produção de endorfina, neuro-hormônio que produz sensação de bem-estar e tranquilidade, podendo inibir o estresse.
Não por acaso a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o uso da bicicleta como uma das saídas para melhorar a saúde pública.
Fonte: Circuito Pedalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário